Nesta quarta-feira, 19, a Estrela do Norte organizou o encontro “Um Toque pela Vida” em alusão ao Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama.
Segundo o Inca, Instituto Nacional do Câncer, o câncer de mama é o segundo mais comum no Brasil, mas a maioria dos casos tem boa resposta ao tratamento, principalmente quando diagnosticado no início.
Foto: Joyce Cardoso responde mitos e verdades sobre câncer de mama
A enfermeira Joyce Cardoso, que está em tratamento de câncer há 9 anos, iniciou a conversa com os convidados. Ela tirou dúvidas sobre a doença e compartilhou como tem enfrentado os desafios a cada diagnóstico e também as boas novas do tratamento. “A prevenção é muito importante, assim como fazer os exames anuais e regularmente o toque, porque todos os dias é Outubro Rosa e o câncer não afeta só mulheres, afeta também os homens”, alertou Joyce.
Foto: Palestrantes e organização do Outubro Rosa na Estrela do Norte
Fabize Muinhos, idealizadora do Projeto Maria Bonita, organização que realiza ações esportivas e de compartilhamento de afeto para mulheres em tratamento oncológico, falou na sequência. Ela reforçou a necessidade de exames periódicos para todas as mulheres e o fortalecimento das políticas públicas para a prevenção e tratamento. "Falar de vidas, de recomeços, de trabalho, de luta, direitos, dignidade e de quanto é importante, que mais mulheres integrem a rede de apoio humanizada e afetiva do Maria Bonita. Lembrar que o caminho é longo, é difícil, mas é possível quando essa força vem de movimentos coletivos, colaborativos e, principalmente afetivos e solidários”, destacou a criadora do projeto.
Foto: Fabize Muinhos destaca a parceria com a estrela do Norte
O Projeto Maria Bonita é apoiado há 4 anos pela Distribuidora Estrela do Norte. "Esse encontro é sempre muito especial. A Estrela não é apenas uma empresa que apoia e incentiva nossas ações, é parte do Maria Bonita e integra nossa rede afetiva, desde a primeira ação que realizamos”, reforçou Fabize Muinhos.