A maternidade não tem um único lado, cada mulher vive a maternidade possível e isso precisa ser cada vez mais compreendido e respeitado pela sociedade. Os exemplos estão muito próximos.

 Ana Claudia, auxiliar administrativo, está grávida do segundo filho e aposta no poder multiplicador do amor. "Tem dias que ser mãe é cansativo, difícil, esgota tuas energias. Você se pergunta como vai arrumar forças para seguir em frente”, desabafa Ana. Ela é consciente que mães precisam também valorizar o descanso e o autocuidado, mas nem sempre é fácil encontrar esse tempo. “Eu valorizo cada pedacinho de felicidade diária, cada sorriso, abraço, cada eu te amo do meu filho”, enfatiza Ana Claudia.

A experiência da maternidade chegou cedo para a analista de compras, Cristina Alves. A primeira gravidez veio aos 20 anos e ela contou com a ajuda da própria mãe, Dona Nancy. Não foi fácil conciliar maternidade, estudo, trabalho e, poucos anos depois, a chegada da segunda filha. Cristina é mãe solteira, mas sempre foi muito independente. “A minha história não é diferente da de muitas mulheres”, afirma Cristina.

Aos 46 anos veio a terceira gravidez. A chegada do filho trouxe uma notícia difícil no primeiro momento. João, hoje com três anos, tem síndrome de down. Uma alteração causada por uma divisão celular atípica durante a divisão embrionária que é considerada a ocorrência genética mais comum que existe. “Hoje eu sei o que realmente é ser mãe. Ele veio pra me ensinar. Meu filho é meu amor, minha vida. Cada vez que ele solta uma fala, uma palavra, ele me motiva a viver mais”, conclui Cristina. João vai começar a frequentar a escola em breve, Cristina, como todas as outras mães, está ansiosa por esse momento e já está buscando todas as informações possíveis para que a inclusão seja bem sucedida. Pessoas com síndrome de down são capazes de aprender, ensinar, trabalhar, viver intensamente conquistas pessoais.

Apesar dos desafios diários, Cristina celebra a maternidade de Marina, Naiara e João; além da chegada dos netos, Agatha e Raul.

EVENTO ESTRELA : 

A Estrela do Norte celebrou o Dia das Mães no último sábado, 14 de maio. O momento foi muito especial para todos, vários depoimentos emocionantes, os medos e alegrias de diversas mães foram compartilhados.

A programação musical ficou por conta da apresentação da violonista, Nathalia Vidal. Houve também distribuição de brindes e todas as mães presentes saborearam um delicioso lanche.